Dicas de Fisioterapia para uso correto da mochila escolar

Mochilas muito pesadas ou com as alças muito folgadas podem causar dores e desvios posturais, especialmente durante a fase de crescimento. É recomendado que o peso da mochila seja igual ou inferior a 10% do peso da criança.

A atenção dos pais em relação a esses fatores e ao comportamento das crianças é essencial para que não haja problemas futuros, como escoliose, uma alteração na coluna que pode causar lesão na placa de crescimento.

Os danos causados pela má utilização das mochilas podem ser notados na própria anatomia. Altura dos ombros desigual, escápulas assimétricas, muita distância entre os braços e saliência na musculatura das costas ou desalinhamento da coluna são sinais de que a mochila está afetando.

É recomendado o uso de mochila de rodinhas, pois ameniza o peso. Porém, o puxador deve estar na altura certa, para evitar a inclinação da criança, e o peso não deve ultrapassar muito o limite. O ideal, segundo fisioterapeutas, é a divisão do peso entre uma mochila de rodinhas e outra nas costas.

Para mochilas utilizadas nas costas, as recomendações são:

- Deixar as duas alças do mesmo tamanho e a base da mochila na cintura ou um pouco abaixo. Alças frouxas fazem com que a base fique na altura dos glúteos, causando uma postura inclinada para frente e sobrecarregando a coluna.

- Não usá-la em um ombro apenas, pois faz com que a criança incline o corpo para o outro lado a fim de compensar o peso. Além disso, ocorre uma sobrecarga nos músculos do ombro, podendo causar espasmos, e a possibilidade de desvio na coluna.

- Dar preferência a alças acolchoadas, pois além de confortáveis, distrubui o peso por uma área maior dos ombros.