Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória ou fisioterapia cardio-pneumo respiratória é específica para prevenção e tratamento de doenças que atinjam o sistema respiratório, são algumas doenças em que a fisioterapia respiratória é indicada:

 Asma;

 Atelectasia;

 Bronquite;

 Enfisema pulmonar;

 Insuficiência respiratória;

 Obesidade mórbida;

 Tuberculose.

Em crianças o tratamento pela fisioterapia respiratória deve ter início o mais precocemente possível, são comuns em bebês e crianças algumas doenças respiratórias que podem ser ocasionadas por infecções virais, poluição do ar e até por fatores genéticos. Crianças que são afetadas pelas doenças abaixo necessitam de tratamento pela fisioterapia respiratória:

 Asma;

 Bronquiolite;

• Fibrose cística;

 Pneumonia;

 Rinite;

 Síndrome do lactente chiador ou bebê chiador.

Saiba quais são os benefícios e como é realizado o tratamento pela fisioterapia:

O fisioterapeuta respiratório irá buscar a expansão pulmonar do paciente infantil, além de prevenir possíveis doenças respiratórias e em casos mais simples, como quando há uma respiração realizada de forma errada, o fisioterapeuta irá treinar a respiração para que seja realizada corretamente tornando-a eficiente.

São realizadas manobras, exercícios e, em alguns casos, são utilizados equipamentos para auxiliar na eliminação das secreções acumuladas nos pulmões dos pacientes. São alguns equipamentos utilizados pela fisioterapia respiratória:

• Aspirador Traqueal;

 Incentivador inspiratório;

 Oxímetro de pulso.

As intervenções da fisioterapia respiratória são imporantes para melhorar a capacidade de respiração e oxigenação de todo o organismo do paciente, principalmente pessoas que estão acamadas ou impossiblitadas de eliminar secreções de forma natural, as manobras da fisioterapia respiratória podem ser realizadas na UTI - Unidade de Tratamento Intensivo, quando o doente está respirando com ajuda de aparelhos.

O fisioterapeuta irá trabalhar tanto no pré quanto no pós-operatório, seus objetivos são os de reabilitar o paciente para o convívio em sociedade e aconselhar a maneira mais adequada para manter a qualidade de vida e sua independência respiratória funcional. 

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br