Dicas de saúde para a prevenção da osteoporose

A osteoporose é uma doença sistêmica que acomete todos os ossos. Estima-se que a proporção da doença seja de seis mulheres para um homem a partir dos 50 anos e duas para um a partir dos 60.

A estrutura do osso precisa se manter saudável, assim, acontece a remodelação do osso velho em osso novo. A causa da osteoporose é quando muito material do osso velho é absorvido pelo corpo, o que atrapalha a renovação dos ossos e deixa-os mais fracos e finos.

Os principais fatores de risco são: histórico familiar de osteoporose, tabagismo, baixa atividade física, pouca ingestão de cálcio, alcoolismo, ausência longa de períodos menstruais, baixo peso corporal e pouca exposição solar.

Para prevenir a osteoporose é indicado:

• Não fumar;

• Manter uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de cálcio e vitamina D;

• Praticar exercícios;

• Evitar consumo excessivo de álcool;

• Fazer densitometria óssea anualmente após os 50 anos;

• Repor hormônios quando necessário.

A fisioterapia ortopédica é a área responsável pelo tratamento da osteoporose, por meio de exercícios que auxiliam no fortalecimento muscular, na redução de dores, na melhoria da postura e na manutenção da massa óssea.