Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Dicas para se prevenir de doenças causadas pelo calor

Durante o calor, o risco de doenças aumenta, portanto, os cuidados devem ser dobrados. Além da desidratação e alergias cutâneas, sintomas comuns desta época do ano, as complicações mais frequentes são:

Problemas renais:

É comum que ocorra principalmente com idosos por não sentirem tanta sede e se desidratarem rapidamente. O mesmo acontece com crianças, porém, a recuperação ocorre após poucas horas.

Com o aumento da transpiração e baixa ingestão de líquidos, os cálculos renais ou pedras nos rins tem 30% a mais de chance de formação.

Infecção urinária:

Devido à baixa ingestão de líquidos e a higienização inadequada, o risco de infecção urinária dobra no verão. Especialistas afirmam que a doença é mais comum entre mulheres, devido ao comprimento menor da uretra.

Os sintomas são ardência ao urinar, aumento na frequência e diminuição no volume da urina e dor no abdômen inferior. Em casos mais graves, pode causar febre e dores nas costas.

Alergias:

A proliferação de bactérias é maior no calor, portanto, as crises alérgicas são mais frequentes. Algumas doenças respiratórias, como rinite são potencializadas. Para prevenir, é recomendado o uso de vaporizador.

Algumas dicas de prevenção:

- Beber bastante líquido;
- Evitar consumo de frituras;
- Evitar exposição ao sol;
- Não praticar exercícios nas horas mais quentes;
- Lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro;
- Consumir frutas, cereais e grãos.

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

 

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br