Prática de Pilates ameniza as cólicas menstruais

Um estudo realizado pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI) aponta que o Pilates proporciona alívio das dores da cólica menstrual. O método é uma alternativa ao uso de medicamentos e provou ter eficácia contra os principais sintomas: dores no baixo ventre, náuseas, cefaleia, cansaço e diarreia.

A pesquisa foi aplicada com auxílio de dez alunas do curso de Fisioterapia, entre 18 e 30 anos. Elas passaram por dezesseis exercícios de solo e bola voltados para a região pélvica. Segundo as voluntárias, os incômodos causados pela cólica menstrual diminuíram radicalmente.

Isso ocorre porque o Pilates melhora o funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, como bexiga urinária, trompas, útero e intestinos, melhorando o equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo).

O fenômeno que causa o bem estar pela realização de Pilates é chamado analgesia por exercício físico. É eficaz, pois trabalha força, alongamento e flexibilidade, além de ter o abdômen como centro de força.

Devido ao efeito relaxante do Pilates, a prática também diminui os efeitos psicológicos da TPM, como tensão, nervosismo, agressividade, mudança de humor, ansiedade, tristeza, sentimento de culpa, fadiga, desatenção, entre outros.