Formigamentos e dormência podem ser sintomas de diversas doenças

As duas sensações podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas normalmente são sentidas nos dedos, mãos, pés, braços e pernas. Em alguns casos é um quadro passageiro e pouco preocupante, porém, há casos em que o acompanhamento médico é necessário. Por exemplo, se houver fraqueza, imobilidade, perda de controle da bexiga ou intestino, perda de consciência e alterações na fala e visão, há grandes possibilidades de ser sintoma de um distúrbio no sistema nervoso.

Entre as principais causas estão: ficar sentado ou parado na mesma posição por muito tempo; pressão causada por vasos sanguíneos dilatados, tumores, tecido de cicatrização ou infecção; deficiência de circulação sanguínea causada por arteriosclerose ou à ulceração pelo frio; níveis anormais de cálcio, potássio ou sódio no corpo; falta de vitamina B12; síndrome do túnel do carpo; diabetes; pressão nos nervos da coluna, que pode ser causada por hérnia de disco; enxaqueca; esclerose múltipla; convulsões; derrame; cobreiro; ataque isquêmico transitório; tireoide inativa; fenômeno de Raynaud; danos neurológicos causados por chumbo, álcool ou tabaco; radioterapia; mordidas de animais; mordidas de insetos, carrapatos, ácaros e aranhas; toxinas de frutos do mar.

É importante tomar cuidado para proteger a área que está dormente contra lesões, queimaduras, corte ou hematomas, pois a falta de sensibilidade momentânea pode desencadear problemas mais graves. No caso de dormência sem motivo aparente (se não souber de alguma relação com as causas), é importante a consulta com um médico, que realizará os exames necessários e receitará o tratamento adequado.