Fisioterapia Respiratória para Tratamento de Bronquite

Os brônquios são canais que conduzem o ar inalado aos alvéolos pulmonares. Seu interior é completamente revestido de minúsculos cílios que tem como função eliminar o muco das vias respiratórias, só que quando param de funcionar, a consequência é um acúmulo de secreção que faz com que eles (os brônquios) fiquem permanentemente inflamados e contraídos, ou seja, a bronquite nada mais é do que uma inflamação dos brônquios.

As pessoas mais propensas a desenvolverem bronquite são crianças, bebês, idosos, pessoas com doenças cardíacas e/ou pulmonares e principalmente fumantes. Ela se caracteriza por tosse constante sempre expelindo catarro, chiado no peito e falta de ar.

Por isso, as melhores formas de se prevenir são:

• Ter as mãos sempre limpas, lavando-as sempre;
  • Evitar ou reduzir a exposição à poluição do ar;
  • Beber bastante líquido a fim de facilitar a remoção das secreções;
  • Não fumar, nem se expor à fumaça de cigarro;
  • Praticar exercícios físicos que auxiliam na respiração como a natação.

A Fisioterapia Respiratória é a área especializada por tratar pacientes com bronquite. É ela quem auxiliará no aumento da capacidade respiratória e também a eliminar as secreções, promovendo exercícios que favoreçam a expectoração e o estado pulmonar do paciente.

Dr. Rodrigo Peres.