Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Excesso de sono pode ser sintoma de distúrbio neurológico

O excesso de sono diurno é conhecido como narcolepsia. Segundo especialistas, é uma condição hereditária causada por quantidades reduzidas de uma proteína chamada hipocretina, que é gerada no cérebro. A causa da produção baixa da proteína ainda é desconhecida.

Entre as complicações decorrentes da narcolepsia, estão a ocorrência de lesões e acidentes, especialmente no trânsito, e o comprometimento do desempenho no trabalho e em relações sociais. O quadro é agravado quando o paciente vive situações que causam insônia, como horários de trabalho inapropriados.

Não existem formas de prevenção ou cura e a narcolepsia é uma condição crônica, porém, pode ser tratada para controlar os sintomas. Entre os cuidados recomendados, estão: comer refeições leves durante o dia, programar um cochilo de 15 minutos após as refeições sempre que possível, uso de medicamentos estimulantes e uso de antidepressivos, pois reduz os episódios de alucinações. Ambos os medicamentos devem ser receitados por um especialista.

Os principais sintomas são:

• Sono excessivo a qualquer momento do dia. São mais graves após as refeições;

• Cansaço ao acordar;

• Alucinações que ocorrem no período entre o sono e o acordar;

• Paralisia do sono, ou seja, impossibilidade de se mover assim que acorda ou no início da sonolência;

• Cataplexia é o único sintoma exclusivo da narcolepsia. É caracterizada pela perda do tônus muscular e causa uma fraqueza dos músculos que pode acometer o corpo inteiro.

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br