Dicas de Fisioterapia para detectar uma possível tendinite

Podendo ser confundida com outras doenças como artrite reumatoide e bursite, a tendinite caracteriza-se por uma inflamação no tendão de membros como ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho e tornozelo. Suas possíveis causas são por decorrência de uma lesão, excesso de uso, carregamento de muito peso, ou envelhecimento. Pessoas com doenças como diabetes e artrite reumatoide, também podem ser acometidas pela tendinite que tem sintomas característicos.

Veja algumas dicas de fisioterapia para detectar uma possível tendinite:

Dor no local acometido, principalmente ao movimentá-lo;

Inchaço;

Vermelhidão;

Aumento da temperatura local;

Perda do movimento.

Caso um destes sintomas for identificado e persistir, não inicie o tratamento com uso de medicamentos sem receita médica. Procure um médico especializado, que realizará os exames necessários como o ultrassom, para identificar a inflamação. Após os exames, se confirmada a tendinite, o tratamento deve-se iniciar imediatamente. Medicamentos anti-inflamatórios para diminuir a dor e a inflamação do tendão, serão receitados pelo médico, assim como o uso de uma tala removível. Com a inflamação controlada, o paciente iniciará o tratamento pela fisioterapia. O fisioterapeuta alongará os músculos e tendões para fortalecê-los. Com isso, a habilidade do tendão será restaurada e futuras lesões serão prevenidas.