Dicas saudáveis para evitar Embolia Pulmonar

A formação de coágulos, conhecidos como trombos ou êmbolos, pode ocasionar a obstrução das artérias. Esse fenômeno é conhecido como Embolia Pulmonar, tendo maior incidência nas veias profundas das pernas ou da pélvis.

O que faz com que os fatores de risco aumentem é a imobilidade prolongada, cirurgias extensas, câncer, traumas, anticoncepcionais com estrógeno, reposição hormonal, gravidez e pós-parto, varizes, obesidade, tabagismo, insuficiência cardíaca, entrada na terceira idade, distúrbio na coagulação do sangue, entre outros.

A Embolia Pulmonar, em alguns casos, pode causar disfunções respiratórias. Dessa forma, a Fisioterapia não tem como intervir, por exemplo, em situações agudas. Entretanto, sua atuação aprimorará a prevenção de modo eficaz para que sejam reduzidos os fatores de risco para a formação de trombos e o seu deslocamento. As atividades fisioterapêuticas, consistirão na ativação dos músculos visando o bombeamento sanguíneo.

As dicas a seguir possuem o objetivo e reduzir o surgimento de casos mais simples. Porém, é imprescindível que as pessoas com qualquer sintoma busquem um profissional da área da saúde para que sejam realizados os devidos exames. Seguem dicas:

• Pratique exercícios físicos de forma regular;
  • Realize atividades para as pernas, de forma diária;
  • Em viagens longas de avião, por exemplo, movimente-se para que seja feita a adequada circulação dos membros inferiores;
  • Não fume;
  • Mantenha uma boa dieta alimentar;
  • Antes de se medicar, procure orientações de profissionais da saúde.

Em circunstâncias mais graves, pode ser necessária uma cirurgia de emergência para a remoção do trombo. Em situações desse nível, é preciso que sejam realizadas consultas médicas, no qual os procedimentos de tratamento poderão ser detalhados por meio de consulta hospitalar.

Obrigado pela leitura

Dr. Rodrigo Peres!