Dicas para reduzir as chances de AVC

A prevenção para Acidente Vascular Cerebral (AVC) se dá através dos hábitos de cada um. Além dos fatores genéticos, fazendo com que alguns casos sejam inevitáveis, o estilo de vida contribuirá diretamente para o desenvolvimento da doença.

Os vasos que ficam responsáveis por levar o sangue até o cérebro trabalham de acordo com a forma como levamos a vida. Caso haja seu entupimento, as chances de que alguém sofra um AVC aumentam exponencialmente.

Conhecido também como derrame ou Acidente Vascular Encefálico (AVE), alguns de seus sintomas se apresentam tais como a diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo, distúrbios na sensibilidade tendo sensações que vão de formigamento da face ou em alguns dos membros, sejam eles superiores ou inferiores, ou até mesmo com todos juntos, entre outros.

A atuação da fisioterapia ortopédica em pacientes pós-AVC se torna indispensável, uma vez que as técnicas de um fisioterapeuta auxiliam na reabilitação dos movimentos do acometido, que tem como principal prejuízo a perda dos movimentos.

Os motivos para o desenvolvimento de AVC são muitos. Entre eles estão o tipo sanguíneo do indivíduo, que terá mais chances de desenvolvê-la se algum familiar estiver predisposto (por questões genéticas). Mas, em algumas situações, é possível se prevenir dessa patologia que afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Abaixo seguem dicas de como reduzir as chances de um AVC, sendo imprescindível que o paciente, com qualquer sintoma, consulte um profissional da área de saúde para melhor avaliar a situação de cada caso. Seguem  dicas:

• Fique atento à pressão alta;
  • Pare de fumar, pois esse é um dos principais fatores de risco;
  • Se for diabético, tenha um acompanhamento médico de como controlá-la;
  • Tenha alimentação saudável;
  • Faça exercícios físicos, com orientação de médico ou fisioterapeuta.