Dicas de primeiros socorros para acidentes típicos de praia

Como todos sabem, o uso do protetor solar e a ingestão de água são imprescindíveis para evitar acidentes típicos de praia. Porém, nem sempre essas precauções são suficientes. Confira algumas dicas de primeiros socorros para os principais acidentes de praia:

• Queimadura por água viva:

As queimaduras são causadas por agentes venenosos em seus tentáculos. O primeiro passo é remover lentamente os tentáculos da pele e não colocar o ferimento em água gelada ou fazer fricção, pelo contrário, o ferimento deve ficar imerso em água quente por 20 minutos.

• Insolação:

O excesso de sol e calor faz o corpo chegar a uma temperatura muito elevada, resultando na insolação. Os sintomas podem ser vermelhidão, ressecamento da pele, dor de cabeça, náuseas, ardor da pele, aumento da temperatura corporal e pulsação e respiração aceleradas. Caso ocorra, recomenda-se repouso e ingestão de água, para evitar a desidratação.

• Queimadura térmica:

Os principais cuidados são: lavar o local com água gelada e sabão neutro, fazer compressas geladas e hidratar com cremes à base de aloe vera (exceto quando houver bolhas).

Não deve ser utilizado gelo no local, pois a pele fica muito sensível. No caso de bolhas, nunca devem ser estouradas, pois pode causa infecções.