Varizes e Varicoses

As varizes ou varicoses (uma variação de varizes) são veias dilatadas, que afetam a parte mais superficial da pele, sendo as pernas e pés as principais afetadas.

Ela ocorre devido a pessoa ficar em pé, parado ou sentado por longos períodos, pois isso aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo. Outros fatores que levam uma pessoa a ter varizes ou varicoses são gravidez, trombose profunda, idade avançada, excesso de peso e obesidade, histórico familiar, doença do fígado, insuficiência cardíaca e fístulas arteriovenosas.

Muitas pessoas acreditam que as varizes ou varicoses podem ser somente um problema de estética, mas essa síndrome pode causar desconforto, dor e até mesmo disfunções mais graves, como doenças circulatórias. Às vezes, as varizes podem ser um sinal de um problema mais grave, como veias profundas danificadas, coágulos de sangue ou bloqueio nas veias, vasos sanguíneos anormais e até sinal de algum tumor.

Essa doença pode apresentar sintomas além do aparecimento das veias dilatadas e azuladas na pele, como dor ou sensação de peso nas pernas ao fim do dia, inchaço nos pés, tornozelos e panturrilha, que as vezes pode ser acompanhado de dor, coceira na veia, mudança de cor da pele na região, e pele seca. As varizes são diagnosticadas principalmente pelo aparecimento da veia azulada na pele e os demais sintomas.

Além do principal tratamento ser à base de remédios, um dos métodos mais recomendados é a fisioterapia vascular, que exerce um papel importante na vida do paciente, pois o profissional promove uma série de exercícios para melhorar a circulação sanguínea, aliviando as dores e o aumento da resistência física, devolvendo a qualidade de vida para a pessoa que sofre de varises e varicoses. A duração do tratamento depende de dois fatores: a idade e o gênero.