Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Os perigos do estresse

Devido a correria do dia a dia, passamos por diversas situações estressantes. Na maioria dos casos, o estresse está ligado a busca do sucesso profissional, a preocupação excessiva, dívidas, ansiedade e aos filhos. O estresse é um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas podem levar a um desequilíbrio físico e psicológico no organismo.

O estresse pode ser dividido em dois tipos, o estresse crônico, que é aquele que afeta a maioria das pessoas, já que está presente no nosso cotidiano. E o estresse agudo, que é mais intenso, e está ligado a situações traumáticas e pressões ao longo do dia.

Os sintomas de quem está com estresse são fáceis de identificar, pois o próprio corpo avisa que as coisas não vão bem. Boca seca, taquicardia, mãos ou pés frios, tensão ou dor na nuca, respiração ofegante, desorganização, aperto na mandíbula e dificuldade de engolir são sintomas mais comuns para diagnosticar o estresse.

Essa doença em estágio avançado pode afetar o cérebro, causando dores de cabeça, dores nas costas e dores de artrite. O coração, motivando o aumento do batimento cardíaco acelerado, podendo levar o paciente a derrames e ataques cardíacos. O aparelho digestivo, reduzindo a insulina e glicose no sangue, que em excesso provoca doenças cardiovasculares. A respiração, que fica mais rápida e ofegante, podendo causar fobias e pânico. E a pele, deixando a pessoa com palidez, que é resultado do desvio do sangue para o coração, músculos e pulmão.

É importante lembrar que todo mundo tem estresse, mas também temos limites. O tratamento dessa síndrome inclui a devolução da qualidade de vida do paciente. Dormir bem e proporcionar-se momentos de alegria são fundamentais. Obter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas traz uma série de benefícios para a saúde do corpo, já que exercitar-se regularmente faz com que o paciente permaneça relaxado por mais tempo.

Devido aos músculos tensos, o paciente pode procurar um fisioterapeuta para auxiliar nas dores e tensões causadas pelo estresse, já que o profissional proporciona atividades de acordo com a idade, gênero e capacidade do paciente. Para combater o estresse, é fundamental procurar um profissional habilitado e com conhecimentos que lhe ajude.

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

 

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br