Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Os perigos de permanecer sentado por muito tempo

Ficar sentado durante muito tempo ao longo do dia pode trazer vários perigos para a saúde, pois quando passamos o dia inteiro desta maneira somos afetados com dores nas costas, pescoço, pernas, dores de cabeça, incômodos nos olhos e sensação de cansaço no corpo.

Uma pesquisa no site do American College of Cardiology publicou outros riscos sobre ficar sentado durante um longo período, um deles é: permanecer mais de cinco horas na mesma posição pode aumentar o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de infarto, mesmo se a pessoa realizar atividades físicas regularmente.

Além disso, o estudo afirmou que esse perigo é maior em trabalhos que exigem que a pessoa permaneça sentada, principalmente se forem mulheres. Porém, os homens também são afetados por estes problemas.

O maior resultado de ficar muito tempo sentado é a pressão sobre a coluna cervical e lombar. Quando permanecemos na posição errada a postura acaba sobrecarregando a coluna podendo causar o seu desgaste, afetando as articulações.

Procure levantar de hora em hora, fazer alongamentos e participar de algum tipo de atividade laboral durante o dia. Também é relevante evitar o uso de objetos nos bolsos de trás da roupa ao estar sentado, já que estes podem causar a compressão do nervo ciático e incômodo na região dos membros inferiores.

Manter o corpo parado faz o coração ficar mais preguiçoso. Uma vez não havendo muito estímulo, dobra-se o risco da pessoa ter diabetes, devido ao acúmulo de gordura abdominal. Isso acontece porque o movimento do corpo motiva os músculos a se fortalecerem, e quando estamos parados durante muito tempo a tendência é acumular gordura, favorecendo a produção de substâncias inflamatórias, afetando o pâncreas e causando a resistência insulínica.

Outro destaque é que: ficar sentado por um longo período é prejudicial para a mente, elevando o risco de depressão e ansiedade. Esse problema ocorre em grande parte no ambiente de trabalho, por isso, é importante que o funcionário faça pequenas pausas para estimular o bem-estar e melhorar o rendimento profissional.

Quando não nos movimentamos muito, nosso metabolismo fica lento e o gasto calórico é mais baixo, favorecendo o ganho de peso e, em casos mais graves, pode causar a obesidade. Realizar atividades físicas e levantar-se um pouco mais são hábitos que devem ser adotados por todos. Se você estiver sentindo dores ou incômodos no corpo que passaram de oito semanas, procure um especialista. 

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

 

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br