Dr. Rodrigo Peres
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Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
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Os benefícios do Pilates

A prática do Pilates pode ser considerada uma das melhores atividades para quem quer aprimorar o corpo, pois motivos não faltam. Os exercícios praticados melhoram no desempenho em corrida, contribui para a prevenção de fraturas osteoporóticas, evita doenças cardiovasculares, corrige a postura, aumenta a flexibilidade, emagrece, melhora na ansiedade e concentração durante a rotina do cotidiano.

A dinâmica do Pilates é caracterizada por poucas repetições e baixos impactos que demonstram resultados eficazes, tornando essa atividade praticável por pessoas sedentárias e até atletas. Os movimentos do Pilates podem ser realizados por pessoas de todas as idades, e isso inclui pacientes que têm problemas musculares, ósseos ou sofrem de dores crônicas. Neste caso é importante o auxilio de um profissional de fisioterapia para aplicar os exercícios como tratamento dessas patologias e não no modo de treinamento.

Logo no início da aplicação da atividade, o indivíduo já sente melhorias no corpo, tais como postura, flexibilidade, mobilidade, fortalecimento do abdômen, melhor disposição do tônus muscular e estabilidade para ombros e pélvis. O desenvolvimento muscular durante a prática do Pilates pode ocorrer de duas maneiras: uma é quando acontece a hipertrofia muscular, onde a pessoa sente o músculo "queimar" no momento da contração. A outra é quando uma parte do membro passa por alongamento máximo.

Para os idosos, o exercício de Pilates atua para a melhoria da saúde desenvolvendo coordenação e equilíbrio, aliviando as dores no corpo, melhorando a densidade óssea e proporcionando a eficiência pulmonar. Nas gestantes, as atividades também contribuem para a saúde antes do parto, auxiliando nos músculos pélvicos e abdominais, no pós-parto pode ajudar a mulher na postura, respiração e força.  

Além disso, essa atividade física desenvolve benefícios à pele graças à melhoria da circulação, assim como o aperfeiçoamento sexual, devido aos exercícios com músculos pélvicos. Outro ponto fundamental dessa prática é que ele ajuda no tratamento de doenças como esclerose múltipla, escoliose, osteoporose e artrite.

É quase impossível citar todos os ganhos que essa atividade proporciona, pois cada corpo responde de forma diferente. Perante todas essas vantagens citadas é fácil entender que os exercícios de Pilates podem ser praticados em pessoas de todas as idades e que ele melhora a nossa qualidade de vida, corpo, mente e espirito. 

 

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Dr. Rodrigo Peres

 

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