Dr. Rodrigo Peres
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Os benefícios de espreguiçar-se

Ter um ótimo dia não depende apenas de coisas que podem acontecer, mas também do jeito que acordamos. Devido à correria do nosso cotidiano, muitos de nós levantamos da cama sem ao menos nos espreguiçar, sendo que esse ato pode trazer diversos benefícios para o nosso dia a dia.

Espreguiçar-se é o alongamento involuntário que o corpo pede. Esticar os membros, às vezes, é acompanhado de um bocejo e isto também é uma maneira que o rosto tem de se alongar.

Um dos melhores exercícios de alongamento do corpo humano é o ato de se espreguiçar, pois isso nos desperta de uma noite de sono, ativa o cérebro, lubrifica as articulações, melhora o humor, diminui o estresse e ainda faz bem aos músculos.

Outra vantagem deste movimento involuntário é que ele ajuda a manter as dores de cabeça bem longe e alivia a fibromialgia (patologia em que o indivíduo apresenta dor generalizada e crônica), já que o alongamento de todo corpo minimiza a tensão acumulada nas articulações e nos músculos.

Espreguiçar não é apenas bom para acordar, mas é um alongamento que também traz benefícios quando é realizado antes de dormir ou durante a tarde de trabalho. Muitos fisioterapeutas e médicos recomendam medidas preventivas para lesões por esforços repetitivos (LER) e uma delas é: espreguiçar-se.

Além disso, esse tipo de alongamento é capaz de causar sensação de prazer. Isso porque quando esticamos os músculos do nosso corpo, a endorfina (substância que causa o bem estar) é liberada, de modo que ativa a memória, melhora na nossa disposição, auxilia na concentração e consequentemente diminui o estresse.

A prática de se espreguiçar deve ser lenta e intensa, alongando principalmente os braços, pernas, costas, pescoço e abdômen. Por isso, como qualquer tipo de exercício físico, é preciso preparar as articulações e os nossos músculos para poder encarar um dia cheio de atividades e movimentos. 

 

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Dr. Rodrigo Peres

 

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