Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

O tratamento de microcefalia em crianças

O surgimento de microcefalia em recém-nascidos no Brasil, em especial no nordeste, tem preocupado muitos brasileiros, pois isso já se tornou um alerta mundial.

Além da cabeça menor do que o normal, a microcefalia também pode apresentar outros sinais, como atraso mental, problemas na fala, dificuldades para andar, comer e hiperatividade. Contudo, as consequências da patologia não podem surgir em todos os casos, e algumas crianças podem crescer normalmente, já que isso depende da gravidade da doença.

O bebê que já foi diagnosticado ainda na gestação, geralmente, é o que possui mais limitações, enquanto a criança que foi diagnosticada com a doença após o nascimento possui maior chance de crescer melhor.

A criança que nasce com microcefalia precisará de acompanhamento médico e cuidados especiais frequentemente, sendo necessária uma maior dedicação dos pais e da família, visto que grande parte precisa utilizar fraldas adequadas à sua idade por toda a vida e de auxílio para caminhar e cuidar de sua higiene pessoal.

É importante ressaltar que a microcefalia não tem cura, mas o tratamento com profissionais de fisioterapia e fonoaudiologia são essenciais para melhorar a qualidade de vida da criança e dar a ela maior independência. Atividades com o fonoaudiólogo e exercícios com um fisioterapeuta podem contribuir na assistência da criança.

Realizar terapia ocupacional também é uma boa opção, já que as atividades proporcionadas aumentam a autonomia, como escovar os dentes sozinho, manusear os talheres e vestir-se.

A informação é a arma mais poderosa nesse momento, isso porque os pais e os familiares da criança precisam compreender que o acompanhamento com diversos especialistas da saúde é importante o quanto antes, para que o indivíduo tenha o desenvolvimento de qualidade.

Lembrando que o zika vírus é principal causador do surto de microcefalia no Brasil, e se transmite através do mosquito Aedes aegypti, por isso, o cuidado com água parada dentro de casa é fundamental. As dicas são as mesmas: coloque areia nos vasos das plantas, não acumule lixo e utilize repelente sempre que puder para ficar longe de toda ameaça.

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

 

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br