O infarto em mulheres

O infarto acontece quando as artérias que sustentam o sangue para o coração estão parcialmente ou totalmente bloqueadas, diminuindo o fluxo e comprometendo o músculo cardíaco. As substâncias que interrompem as artérias motivam a formação de coágulos sanguíneos, transformando-se de diferentes maneiras em homens e mulheres, sendo que nas moças, principalmente as mais jovens, as placas não conseguem entupir as artérias, porém podem produzir coágulos que favorecem o infarto.

Existem outras diferenças entre o infarto em homens e mulheres, são elas:

• Homens e mulheres sentem dores no peito durante um ataque cardíaco, mas as mulheres podem apresentar sintomas diferentes como dores nos braços, mandíbula, costas, fraqueza, náusea, incômodos no pescoço e até mesmo um sentimento de medo ou pavor;
  • Ambos os sexos podem sofrer de diabetes tipo II e hipertensão, o que influencia no infarto, porém essas doenças são mais potentes nas mulheres;
  • As que sobrevivem a um ataque cardíaco possuem mais chances de ter complicações durante a vida, como insuficiência cardíaca, choque ou hemorragia;
  • Mulheres que sofrem de depressão têm 50% maior de chance de ter um infarto se comparado àquelas que não vivem com o problema.

É fundamental dizer que há, também, diferenças em relação aos fatores de risco. No geral, a patologia aparece nas mulheres 10 anos mais tarde do que nos homens, ou seja, o infarto pode surgir por volta dos 50 anos de idade, após a menopausa.

De modo geral, o melhor método para evitar um ataque cardíaco é a prática cotidiana de atividades física. Caminhadas, natação, corridas e exercícios de pilates ou ioga são recomendados para ambos os sexos. A consulta diária com o seu médico também é importante. Mude seus hábitos, melhore a qualidade de vida e previna-se do infarto.