Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Novembro Azul

No dia 17 de novembro de 2003 era celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, na Austrália, e foi através desta data que a campanha Novembro Azul se concretizou.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) juntamente com o Instituto Lado a Lado Pela Vida divulga o Novembro Azul no Brasil desde 2005, com o objetivo de conscientizar os homens e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dados da ONG britânica Cancer Care afirma que cerca de 1,1 milhão de homens são afetados anualmente por essa doença, ocasionando a morte de 307 mil indivíduos em todo o mundo. No Brasil, cerca de 69 mil casos de câncer de próstata são diagnosticados durante o ano. É importante ressaltar que o câncer de próstata acomete os homens em maior proporção em relação ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres.

Um dos principais fatores que dificulta o diagnóstico da doença é o exame de toque retal, assunto que, em grande parte, vira piada entre os homens. Por isso, a campanha Novembro Azul quebra os paradigmas e incentiva o indivíduo a realizar os exames necessários.

A partir dos 50 anos, a avaliação com um médico deve ser feita anualmente, já os homens que apresentam histórico familiar dessa patologia devem procurar um médico a partir dos 45 anos de idade. Não existe prevenção para o câncer de próstata, mas se a doença for diagnosticada precocemente, a chance de cura é de 90%.

Eu e minha equipe apoiamos a campanha Novembro Azul e incentivamos os homens a realizarem as avaliações necessárias. Procure um médico e previna-se!

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br