Fisioterapia para Osteoporose

Doença metabólica, sistêmica, a osteoporose acomete os ossos, diminuindo progressivamente sua densidade e aumentando assim, o risco de fraturas.

Para saber como se dá a osteoporose, é necessário entender que o corpo humano trabalha de forma interessante: nos nossos ossos se depositam complexos minerais com cálcio e estão sempre em processo de renovação, uma vez que são formados pelas células denominadas osteoclastos.

Essas células são encarregadas se reabsorver áreas envelhecidas, enquanto os osteoblastos são responsáveis por produzir ossos novos; processo esse, que possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas. O mais interessante de tudo, é que, mais ou menos a cada dez anos, o esqueleto humano se renova por completo.

Com frequência, a osteoporose está relacionada à velhice e pode manifestar-se tanto em homens, quanto mulheres, contudo, as mulheres são as mais acometidas pela doença, visto que ocorre em uma a cada 4 homens. Estima-se que até 2050, o número de idosos com osteoporose tenha aumentado substancialmente para 400%.

É importante estar atento aos fatores de risco de causa de osteoporose que, além de acometer na maioria dos casos, as mulheres, ainda é mais propenso em determinadas etnias e biótipos. Veja:

* asiáticos;

* pessoas de pele branca, magras e de baixa estatura;

Além disso, outros fatores estão diretamente relacionados à causa de osteoporose:

* alimentação pobre em cálcio e vitamina D;

* baixa exposição à luz solar;

* histórico familiar da doença;

* sedentarismo;

* tabagismo

* consumo de álcool;

Entre outros.

O tratamento de fisioterapia para osteoporose, além de promover o fortalecimento dos ossos e músculos, ainda gera benefícios cardíacos e respiratórios.

A realização de exercícios indicados e supervisionados pelo fisioterapeuta, utilizando pesos, bolas e esteiras, ajudam a prevenir as quedas, melhorar o equilíbrio e a coordenação motora e ampliar os movimentos.

Para mais informações, consulte um fisioterapeuta. Se interessou? Entre em contato com o atendimento da Central da Fisioterapia e agende uma pré-consulta grátis.

Atenciosamente,