Fisioterapia para Dor nas Costas

Dores nas costas são comuns e recorrentes em qualquer idade. Elas podem ser leves ou agudas, extremas, de rápida passagem ou constantes.

A dor nas costas pode se originar na coluna vertebral, nos músculos ou nervos, a partir de outras estruturas, mas, algumas atitudes simples podem evitar podem reduzir em boa parte, as chances de se adquirir esse incômodo.

A fisioterapia é forte aliada no processo de recuperação de dores nas costas. Por isso vamos falar de seus sintomas e e tratamento:

SINTOMAS
As causas das dores nas costas podem ser variadas, e da mesma forma, variar também nos efeitos que podem ir de dor aguda à crônica.

O cansaço é uma reclamação comum, e os pacientes também podem apresentar inflexibilidade ao realizar movimentos rotineiros como levantar-se da cama.

Na dor aguda, geralmente a dor está localizada na parte inferior das costas, mas também pode agravar-se em outras regiões, como o lado direito, esquerdo e região central.

Já os sintomas de dores crônicas, caracterizam-se pela persistência e continuidade da dor, parecendo uma queimação na região. Nesse caso, nota-se impossibilidade e/ou dificuldade na realização de tarefas cotidianas simples.

TRATAMENTO
Independente do grau da dor, o tratamento fisioterapêutico contribui diretamente na recuperação do paciente e na dissipação do incômodo, pois trata com foco na prevenção e causa, por meio de técnicas que envolvem alongamento e fortalecimento da musculatura responsável pelo sustento da coluna; podendo inclusive, realinhar as estruturas prejudicadas.

Para mais informações, entre em contato com um fisioterapeuta, através da Central da Fisioterapia.

Dr. Rodrigo Peres.