Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Fisioterapia Motora para Cadeirantes

A medula espinhal está localizada dentro da coluna vertebral e um fino cordão que, para explicar de maneira simples, tem como função principal transmitir os comandos do cérebro para o corpo e repassar as informações sensoriais de volta para ele, ou seja, é um canal de comunicação do cérebro para o restante do corpo e vice-versa.

Uma vez que uma lesão ocorre na medula, há uma interferência nessa comunicação, resultando na perda da sensibilidade e força muscular abaixo do nível da lesão.

Muitas podem ser as causas da paraplegia como câncer, quedas graves, acidentes de trânsito, entre outros. Alguns casos, entretanto, podem ser reversíveis ao passo que outros não; tudo depende do grau da lesão medular.

A questão é que, na maioria das vezes, o paciente torna-se dependente da cadeira de rodas e a falta de movimento dos membros inferiores afeta os sistemas digestivo e respiratório o que ocasiona em incontinência urinária e fecal.

Por isso o tratamento com fisioterapia motora é tão importante para cadeirantes, pois trabalhará com movimentos abdominais e de membros inferiores, ajudando nessas dificuldades. Além disso, o tratamento deve ser iniciado já no hospital, sendo continuado em casa a fim de que o paciente aprenda a movimentar-se de outras formas, conquistando autonomia e independência, retomando a integração social e as atividades diárias comuns.

Para resolução de qualquer dúvida ou caso haja interesse num tratamento domiciliar especializado, procure um fisioterapeuta da Central da Fisioterapia.

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br