Dr. Rodrigo Peres
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Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
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Evite dores ao dirigir

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) estimam que 80% da população têm, tiveram ou vão ter dores nas costas em algum momento da vida. No Brasil, estima-se que 95% da população já têm dores nas costas, sendo ela uma das queixas mais comuns dos brasileiros.

Em várias cidades do país, os habitantes convivem diariamente com trânsitos. Nas grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, milhares de motoristas passam horas dirigindo todos os dias, por isso, grande parte deles reclamam de dores musculares ao término de um trajeto como esse.

Durante o trânsito é importante a adoção de uma postura adequada, pois além de evitar sobrecarga nas articulações, previne tensões musculares, estresse e melhora a atenção na hora de conduzir o carro.

Veja dicas de postura ao dirigir:

  • Encosto da cabeça - Arrume o encosto de acordo com a sua altura, colocando o topo do encosto na linha dos olhos, pois essa posição impede que a cabeça se mexa para trás e para frente, impedindo o pescoço de lesões em caso de uma colisão traseira. 
  • Braços - Os braços devem ficar levemente flexionados ao pegar o volante, para fazer isso é só esticar os braços e ver se o volante está na altura dos punhos, pois assim a musculatura do pescoço é aliviada. 
  • Assento - É importante manter um ângulo do assento entre 100 e 110 graus, de modo que a coluna permaneça totalmente relaxada e apoiada, evitando dores nas articulações e na coluna. 
  • Joelhos e pernas - Para não prejudicar a coluna lombar, mantenha os joelhos acima do quadril ou ao nível dele. Alcance os pedais de forma que os joelhos continuem um pouco flexionados. 
  • Pés - Sempre apoie os calcanhares no assoalho do veículo, já que previne a sobrecarga da coluna lombar.

Outro grande problema é quando se está á muito tempo parado no trânsito, pois além de gerar estresse mental, pode causar dores intensas no corpo. Portanto, para evitar as tensões musculares é fundamental exercitar-se no carro.

Para isso, procure esticar as pernas e pés, alongando o máximo que pode. Com os pés apoiados sobre o assoalho, mexa a panturrilha ficando na ponta dos pés, isso permite que o sangue circule melhor e ativa a bomba muscular, evitando dores na região.

Sobre a coluna, o indicado é realizar movimentos laterais e alongar-se juntando os dois braços juntos para frente. Alongue também o pescoço, puxando-o com uma mão para o lado esquerdo e depois o lado direito, permanecendo assim durante 20 segundos.

Outra dica importante é: não permaneça o tempo todo com a mão no volante quando estiver no trânsito, pois isso fadiga a musculatura e gera dores na coluna e nos braços. Se as dores persistirem, procure um médico.

 

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