Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

As dores no corpo durante o inverno

O início do inverno no Brasil começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro. Para muitas pessoas essa é a melhor estação do ano, já para outros é a pior, pois grande parte das pessoas sofrem com dores e resfriados durante esse período.

Quando a temperatura cai é normal sentir dores no corpo, pois as terminações nervosas ficam bem mais sensíveis e o corpo tende a forçar os músculos com o objetivo de gerar mais calor, que acaba causando incômodo nas pernas, costas, nuca e alteração da postura, já que ficamos mais retraídos devido ao frio.

As pessoas portadoras de artrose e bursite sofrem mais no inverno. Pois as dores no corpo são mais intensas, e costumam se agravar devido aos músculos ficarem mais recolhidos, causando uma diminuição no fluxo sanguíneo.

O jeito mais eficiente de evitar as dores durante o inverno é fazer atividades físicas. Alongamentos, corrida e até mesmo uma simples caminhada ativam o sistema circulatório, promovendo o relaxamento das fibras musculares, a tensão muscular diminui e facilita o funcionamento do sistema locomotor.

Os alongamentos podem ser feitos a qualquer momento. Espreguiçar-se no trabalho, escola e em casa é importante e evita dores causadas por ficar na mesma posição por muito tempo. As baixas temperaturas alteram a respiração durante a caminhada ou corrida. Se não feitas corretamente, podem causar lesões musculares, gripes e resfriados. Pois isso é importante usar agasalho, fazer alongamentos antes da corrida ou caminhada, estimular as mãos e pés para mantê-los aquecidos e evitar horários de congestionamento, por causa da poluição. Se a dor persistir o ideal é procurar um especialista.

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br