Dicas de Fisioterapia para tratar dor muscular

dor muscular pode envolver mais de um músculo, assim como pode envolver ligamentos, tendões, fáscias, tecidos moles, ossos e órgãos e começam logo após a atividade que as originou.

Na maioria das vezes as causas de dor muscular são:

- Lesão ou trauma;

- Uso excessivo;

- Tensão;

- Estresse;

- Fibromialgia (sensibilidade dos músculos e tecido mole).

Acompanhe algumas dicas de fisioterapia para prevenir dor muscular:

Faça aquecimento antes de se exercitar;

Alongue-se antes e depois de fazer exercícios;

Beba bastante água;

Alongue-se durante o horário de trabalho.

Caso sinta alguma dor muscular faça repouso e evite movimentos nos primeiros dias, faça alongamento após o repouso. Fazer exercícios regularmente, respeitando o limite do corpo, ajuda a fortalecer e restaurar o tônus muscular. Dormir bem e reduzir o estresse, também são prevenções. Se a dor muscular for causada por uma doença específica, procure um médico para orientações.

A fisioterapia desportiva atua com alongamentos e exercícios específicos para trabalhar os músculos e tonifica-los. Exercícios aeróbicos melhoram a qualidade de vida e ajudam a combater as dores. O profissional saberá aplicar a quantidade e intensidade necessária de exercícios para cada paciente.