Dicas de Fisioterapia para respirar melhor

As pessoas que têm alguma doença respiratória sabem que respirar pode ser difícil, a maioria respira pela boca e isso pode levar a uma rinite crônica e gerar um problema na coluna como escoliose e cifose, além de deformidades no tórax por dormirem de boca aberta, e alterações no céu da boca, causando uma apneia do sono.

Confira algumas dicas de fisioterapia para respirar melhor:

Não fique perto de causadores de alergia como pó, ácaro, pelo de animais, cigarro e pólen;

Praticar esportes como futebol, natação e caminhada diminui o quadro inflamatório, mas devem ser tomados alguns cuidados como com o cloro da piscina que faz mal para quem tem asma;

Hidrate-se para eliminar secreções e melhorar a qualidade respiratória;

Faça inalações;

Sente-se e ponha uma mão sob o úmbigo e a outra no tórax, respire pelo nariz e solte pela boca, ao encher os pulmões, mantenha os ombros soltos e a coluna reta.

Lave o nariz com soro.

A fisioterapia respiratória aumenta a capacidade respiratória, oxigenação e ventilação pulmonar, tornando o pulmão mais resistente. O fisioterapeuta utiliza alguns aparelhos e limpeza das vias aéreas com massagens na face para diminuir as secreções. Exercícios para relaxar a musculatura do ombro também são trabalhados para que aumente a mobilidade torácica e desbloqueie o diafragma.