Dicas de Fisioterapia para proteger as juntas e prevenir osteoartrite

Doença que acomete mais mulheres do que homens provocando deformidades, a osteoartrite, forma mais comum de artrite, atinge ligamentos, cartilagens e ossos devido a defeitos muscoloesqueléticos, genéticos, obesidade ou movimentações excessivas. À medida que ainda não se tem como evitar ou curar a patologia, acompanhe algumas dicas para proteger as juntas e garantir movimentações sem restrições:

• Mantenha o peso ideal, a obesidade estressa as juntas, provocando deformidade óssea;

• Faça exercícios físicos com frequência para manter os músculos fortes, mas sempre acompanhado por um profissional;

• Tenha uma boa postura, isso protegerá seu pescoço, coluna, quadril e joelhos;

• Faça suas atividades diárias, mas reserve um tempo para descansar, assim evita a sobrecarga das juntas;

• Use joelheiras, capacetes e cotoveleiras;

• Não carregue objetos pesados;

• Caso sinta dores, não deixe de procurar um médico, ele fará os exames necessários para detectar uma possível osteoartrite ou qualquer outra doença que possa causar os sintomas.

A fisioterapia ortopédica atua com a prevenção, tratamento ou pós-operatório em pacientes que foram submetidos a uma artroplastia. O objetivo do fisioterapeuta é diminuir os sintomas da osteoartrite e restabelecer as funções musculares e ósseas. Com exercícios de força muscular, ganho de flexibilidade e redução dos vícios posturais, através da RPG, o profissional ajudará a melhorar a funcionalidade dos membros e como consequência disso, haverá uma melhora na qualidade de vida do paciente.