Dicas de Fisioterapia para prevenir problemas na coluna e nas pernas

Permanecer muito tempo em pé durante as horas de trabalho, sem descansar, pode ocasionar complicações graves nas pernas e colunas dos profissionais, como problemas circulatórios, lombalgias, alterações na postura e articulações desgastadas. Em pessoas sedentárias, os problemas geralmente se agravam. Porém, podem ser evitados se as precauções forem tomadas.

Confira dicas de fisioterapia para prevenir problemas na coluna e nas pernas por ficar muito tempo em pé:

• Fazer ginástica laboral para prevenir Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (Dort) e Lesão Por Esforço Repetitivo (LER);

• Praticar atividades físicas com acompanhamento de um profissional;

• Ajustar a ergonomia (adequar os objetos e móveis no trabalho), no momento em que for sentar para descansar o corpo;

• Evitar o excesso de peso;

• Manter uma postura adequada.

A fisioterapia ortopédica, com o auxilio de medicamentos, trata pacientes que trabalham o dia inteiro em pé e apresentam sintomas ou lesões decorrentes disso. São feitos exercícios para alongar as articulações e técnicas de estabilização vertebral que têm o objetivo de fortalecer os músculos da coluna e melhorar o grau de estabilidade vertebral. Após o término das sessões de fisioterapia, é recomendável que o paciente faça treinos de musculação, para manter os músculos e articulações fortificados e prevenir lesões.