Dicas de Fisioterapia para prevenir doenças respiratórias no outono

O outono começou e junto com ele vêm dias com brisas mais frescas. Alguns amanhecem calor, mas no fim da tarde aparece aquele vento frio que pode prejudicar muito a saúde, caso não sejam tomados todos os cuidados. As principais doenças que acompanham a estação da queda de flores e frutos são as respiratórias. Os ventos ajudam a espalhar vírus e bactérias que aproveitam principalmente lugares fechados e cheios de pessoas para disseminar. As doenças respiratórias mais comuns são: bronquiolite, rinite, sinusite, gripe, resfriado, bronquite, asma e pneumonia. Preveni-las é simples, basta adotar alguns hábitos:

• Ainda não existe vacina contra bronquiolite, diminua o risco de contrai-la bebendo bastante líquido;

• Previna a rinite evitando lugares sem ventilação, com pó ou mofo;

• Quem tem sinusite deve beber bastante água para deixar o muco menos denso e facilitar sua eliminação, e não fumar;

• Tome a vacina contra gripe;

• Evite a contaminação pelo vírus do resfriado higienizando sempre as mãos e o nariz, adote os mesmo hábitos para combater a bronquite;

• Fique em ambientes ventilados e sem pó para diminuir a possibilidade de ter uma crise de asma;

• Contra a pneumonia tome a vacina, não fume e evite lugares com muita gente.

O tratamento da fisioterapia respiratória consiste em aplicar técnicas não invasivas que melhoram o transporte de oxigênio para os pulmões ajudando a prevenir, reverter e minimizar os problemas respiratórios.