Dicas de Fisioterapia para prevenir as arritmias cardíacas

Quando ocorre uma alteração na frequência cardíaca, chamamos de arritmia cardíaca, que pode ser de frequência alta ou baixa. Se o paciente é acometido por qualquer uma das duas, corre o risco de sofrer com outras doenças como infarto, AVC e morte súbita. Pessoas que sofrem com arritmia cardíaca devem fazer acompanhamento médico para que a patologia não se agrave e comprometa o sistema circulatório. Porém, a arritmia pode ser controlada, basta adotar alguns hábitos como:

• Evitar beber muito café, chá e refrigerante, e comer chocolate, pois podem aumentar o risco de uma arritmia cardíaca;

• Não beber muitas doses de álcool. Isso aumenta os batimentos cardíacos e pode piorar ou levar a um quadro de arritmia;

• Manter uma boa alimentação e não fazer dietas sem o acompanhamento de um profissional de nutrição;

• Fazer atividades físicas regulares;

• Evitar a exposição ao calor ou frio extremos;

• Diminuir o consumo de sal;

• Pessoas com apneia têm quadros de respiração obstruída durante a noite. Esse esforço pode elevar os batimentos cardíacos e consequentemente, causar arritmia;

• O cigarro produz adrenalina inconstante que pode causar desordem nos batimentos cardíacos e gerar problemas cardiovasculares como a arritmia.

A fisioterapia, além de ajudar com a recuperação, evita a complicação da doença. Através de exercícios leves, os sintomas da doença diminuem, assim como o progresso. O paciente ganha aumento na capacidade física e tem uma significante melhora na qualidade de vida. Após algum tempo de tratamento e uma avaliação médica, os exercícios podem aumentar de intensidade.