Dia Mundial sem Tabaco - 31/05

Dia 31/05 é comemorado mundialmente o Dia sem Tabaco. Importante data no calendário da saúde, o Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1987 com objetivo de alertar a população sobre as doenças que o cigarro pode trazer. Este dia visa contribuir para proteger as gerações presentes e futuras, não apenas dessas consequências para a saúde, mas também para proteger da destruição ambiental, econômica e social causada pela utilização do tabaco.

De acordo com a OMS, o cigarro ainda continua sendo a principal causa de câncer de pulmão no mundo. Fumantes podem desenvolver enfisema pulmonar e tem mais propensão à pneumonia e bronquite. Com o uso contínuo do tabaco, pode-se desenvolver uma debilitação dos músculos e ter insuficiência respiratória por falta de oxigenação, que na maioria dos casos, pode causar até um infarto.

Quando a pessoa começa a tirar o hábito de fumar, ela passa por um período de adaptação e com isso pode sofrer com ansiedade, depressão e nervosismo, que na maioria dos casos, pode até levar a obesidade. Mas o que poucos sabem é que existem métodos eficazes para auxiliar o paciente a levar uma vida mais saudável e longe do cigarro.

Um destes métodos é a Fisioterapia Respiratória, que tem como objetivo auxiliar o paciente estabelecendo a reeducação respiratória através de exercícios específicos, como de reexpansão pulmonar e manobras de higienização brônquica, quando se acumula secreção pulmonar e o paciente não consegue expectorar. Em pacientes de maior complexidade é necessário uso de aparelhos específicos para auxiliar a respiração. Além de ajudar a controlar o psicológico do paciente (ansiedade, nervosismo e depressão).

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou recentemente que o índice de fumantes caiu 30,7% nos últimos nove anos. Aliás, uma boa notícia. A meta do governo é chegar a 9,1% de fumantes no país até 2020.