Dicas para evitar doenças causadas pelo sol

Apesar da importância do sol na produção de vitamina D, a exposição pode causar problemas de saúde devido ao efeito agressivo do sol na pele, conhecido como agressões ultravioletas (UV).

A proteção diária é necessária para manter a pele saudável e evitar câncer, porém, deve ser dobrada no verão, principalmente na praia. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a previsão é que nesse ano ocorram 190 mil casos de câncer de pele, e que 2 mil desses casos podem resultar em morte.

Confira algumas dicas:

- Evite a exposição solar entre 10h e 16h, principalmente na praia.

- Use protetor solar com fator 30 ou superior, e aplicar a cada duas horas.

- Utilize óculos de sol para proteger os olhos.

- Utilize protetor labial, principalmente se for portador de herpes labial ou tiver pele tipo I ou II;

- Chapéus e bonés são importantes, pois evitam dores de cabeça causadas pelo sol.

- Beba muita água, pois a exposição ao sol faz com que o corpo perca muito líquido.

- Observe suas pintas, pois alteração na coloração ou no tamanho podem ser indícios de melanoma.

- Prefira roupas que contenham poliamida, pois o tecido ameniza os efeitos do sol.

- Roupas escuras absorvem radiação e impedem que atinja a pele.