Como ter uma vida mais saudável

Devido a correria do dia a dia, muitos de nós acabamos nos esquecendo de manter uma alimentação saudável, de praticar algum tipo de atividade física regularmente e até mesmo tirar alguns minutos do dia para relaxar.

Ter uma vida mais saudável perante os diversos compromissos do cotidiano não é tão difícil quanto parece. Além disso, esse estilo de vida traz diversos benefícios para o corpo e para o meio ambiente.

O primeiro passo para melhorar a qualidade de vida é não abusar de alimentos que são ricos em gorduras saturadas, açúcares e sódio, pois são capazes de aumentar a chance de doenças como derrames, infartos, obesidade, hipertensão, câncer e diabetes. Inclua em sua refeição alimentos oleaginosos, como castanhas, amêndoas, nozes, avelãs e pistache, isso porque eles são os heróis da longevidade e ainda são ricos em gordura boa, em especial o ômega 3.

O tabaco é uma das substâncias responsáveis de poluir o meio ambiente, de aumentar os riscos de câncer de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares, ele também causa a morte de 200 mil pessoas no Brasil por ano. Devido a esses fatores, o cigarro deve e pode ser deixado de lado, sendo substituído pela realização de atividades físicas, por exemplo.

As vantagens que os exercícios físicos trazem para o nosso organismo é uma lista muito extensa. Não ser uma pessoa sedentária afasta patologias e também faz bem para a mente, sendo capaz de manter longe a depressão e a ansiedade, pequenas caminhadas e corridas são válidas. O corpo também precisa ser hidratado, e por isso a água é uma bebida que não pode faltar.

O estresse, apesar de não ser considerado doença, pode motivar o aparecimento de doenças psico-fisiológicas, e devido a isso, precisa ser avaliado e controlado. Além disso, o estresse também pode aumentar problemas no coração.

É fundamental desfrutar das horas de sono e, principalmente, tornar isso como regra. Desligue todos os seus aparelhos eletrônicos por, pelo menos, uma hora antes de deitar-se. Quando for dormir procure não pensar nos problemas, relaxe e veja como terá uma boa noite de sono.