Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Como aliviar o torcicolo

Pelo menos uma vez na vida já sentimos dores no pescoço depois de acordar ou durante a rotina do dia a dia que, às vezes, vem acompanhado pela dificuldade de rotação. Esse incômodo tem nome: torcicolo (torci = torto, colo = pescoço).

As dores na região do pescoço são capazes de atingir jovens e até pessoas de mais idade, e, em alguns casos, pode se estender aos braços, ombros e até a cabeça, o que pode levar a pessoa para uma situação crônica.

As causas do torcicolo ainda são desconhecidas pelos médicos, mas os motivos mais comuns estão associados à posição que se dorme, postura no trabalho e estresse.

Quando estamos com dores no pescoço é comum massagearmos a região para poder aliviar um pouco, mas você também pode aplicar gelo ou uma compressa quente, já que os dois métodos estimulam a circulação sanguínea e promovem sensação de bem estar.

Caso esteja no local de trabalho ou em um lugar onde não possa usar a compressa, basta fazer uma automassagem nos ombros, prendendo-os com as mãos em forma de concha e ir apertando até as mãos alcançarem as orelhas. Faça isso durante 10 segundos e repita 2 ou 3 vezes.

Outra dica é realizar alongamento de modo leve e devagar, como por exemplo: levar o queixo em direção ao peito e girar lentamente a cabeça de um lado para o outro. Se não conseguir girar o pescoço, use um gel à base de arnica ou lobélia, massageando a região delicadamente.

Diversas pessoas usam acessórios de proteção que impedem a realização de movimentos do pescoço, já que são boas opções para melhorar as dores na região. Relaxantes musculares também são muito utilizados, contudo é preciso procurar um médico para obter os medicamentos adequados.

Se os incômodos persistirem, o mais indicado é realizar um Raio-x da coluna cervical, para analisar se há algum problema com o alinhamento do pescoço.

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

 

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br