Dr. Rodrigo Peres
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Como acabar com a insônia

Um adulto necessita de pelo menos, 8 horas de sono diariamente para que o corpo consiga ter um bom funcionamento do organismo, mas para as pessoas que sofrem de insônia, a hora de dormir acaba se tornando um sofrimento. Essa dificuldade para cair no sono acaba atrapalhando o nosso dia a dia, já que precisamos descansar para realizar nossos compromissos.

A insônia pode apresentar-se de diversas formas. Existem pessoas que demoram a ter sono, mas depois conseguem dormir, assim como também tem aqueles indivíduos que acordam no meio da madrugada e não conseguem dormir mais.

O fato é que todos nós, pelo menos uma vez na vida, teremos uma noite de insônia. Porém, se ela durar durante três meses seguidos é sinal de que essa dificuldade virou crônica e isso não é nada bom.

As razões mais comuns que fazem as pessoas sofrerem de falta de sono é estresse, uso de medicamentos, depressão, cafeína em excesso (chá mate, café, chá preto, chocolates e refrigerantes), abuso do álcool e comportamento inadequado para dormir.

O primeiro passo para ter uma boa noite de sono é relaxar. Nunca deite na cama de forma tensa, pensando nos problemas ou tentando resolver "coisas" da vida. Mas antes de deitar, lembre-se de não comer em excesso, isso causa má digestão atrapalhando seu sono. Invista em uma alimentação leve ou até mesmo em chás naturais de erva-cidreira, lúpulo e valeriana. Sucos de maracujá e maçã também são válidos.

Outra dica importante é desligar todos os aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir, pois o brilho da tela destes dispositivos estimula o cérebro, o que acaba dificultando o seu sono.

Realizar atividades físicas é importante, já que os exercícios são capazes de diminuir a ansiedade de indivíduos que sofrem de insônia crônica, a fadiga, mau-humor, falta de atenção, irritabilidade e os prejuízos à memoria.

É relevante enfatizar que o método mais eficaz para combater a insônia é não fazer uso de medicamentos de terceiros. Afinal, apenas um especialista consegue avaliar a real causa da falta de sono e assim poder indicar o remédio mais adequado.

 

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Dr. Rodrigo Peres

 

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