Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

5 benefícios que o sono traz para a saúde

Diversas pessoas, na maioria das vezes, não conseguem ter uma boa noite de sono devido aos compromissos do dia a dia, o que pode acabar prejudicando o tempo e a qualidade do sono, situação essa que se torna cada vez mais comum entre os brasileiros.

Dormir menos do que o recomendado (de 6 a 8 horas) ou acordar várias vezes durante a noite em virtude de distúrbios como insônia e apneia pode motivar mais danos ao organismo, já que o metabolismo e alguns hormônios são prejudicados pela má qualidade do sono. Dormir bem traz diversas vantagens para o nosso corpo e mente, confira 5 deles:

Previne a obesidade: Um estudo feito pela Universidade de Chicago comprova que pessoas que dormem de 6 a 8 horas por dia perdem 55% mais gorduras se comparado àqueles que têm o sono fragmentado.

Melhora a memória: Dados de um estudo realizado pela Universidade de Lubeck, na Alemanha, afirmam que, ter uma boa noite de sono melhora a memória, pois as sínteses de proteínas responsáveis pelos ligamentos neurais trabalham mais durante o descanso e aperfeiçoa as habilidades que foram adquiridas durante o dia.

Combate a hipertensão: A dificuldade que muitos indivíduos apresentam na hora de dormir é grande, e isso acontece, geralmente, por conta do estresse, o que acaba aumentando o nível de adrenalina no corpo e amplifica a pressão sanguínea durante a noite, o que pode motivar o aparecimento de uma hipertensão.

Diminui a depressão: Uma pesquisa realizada pelo Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos revela que pessoas que dormem de seis a oito horas por dia têm índices mais altos de melhoria na qualidade de vida, e indivíduos que dormem menos de seis ou mais de nove horas sofrem uma piora na qualidade de vida e apresentam mais indícios de depressão. Desse modo, ter uma boa noite de sono previne a depressão, ansiedade e o estresse.

Controla diabetes: Pessoas que têm dificuldades de dormir e possuem diabetes podem sofrer com o descontrole da doença, isso acontece porque a pessoa desenvolve uma maior resistência insulínica quando não consegue ter um bom descanso. Além disso, dormir mal pode favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2, pois é durante o sono que o corpo estabelece os índices glicêmicos, e quando não desfrutamos de uma noite de sono o corpo sofre com o desequilíbrio de glicose.

Ter uma boa noite de sono beneficia nosso corpo, organismo e mente. Portanto, relaxe, aproveite todas as vantagens que o sono traz e recomponha as suas forças para o dia seguinte.

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

 

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br