Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

5 alimentos que ajudam na prevenção do câncer

Diversos estudos afirmam que o câncer pode ser evitado se o indivíduo tiver hábitos saudáveis, principalmente na alimentação. Uma dieta equilibrada não previne apenas o desenvolvimento do câncer, mas também de outras patologias. Por isso, separei 5 alimentos que auxiliam na prevenção do câncer, confira quais são:

1. Tomate: Inúmeras pessoas relacionam o tomate à prevenção do câncer de próstata, isso porque o alimento é fonte de licopeno, carotenoide que verifica alto grau de proteção contra a oxidação celular. O mais recomendado é ingerir o tomate acompanhado de alguma gordura, como, por exemplo, o azeite, para que se tenha uma melhor absorção da substância no organismo. Molhos de tomate também são válidos.

2. Brócolis: Devido ao grande número de compostos que o brócolis têm, como o fitoquímico e sulforafano, o alimento consegue destruir células cancerígenas em pessoas de todas as idades, inclusive atua com eficiência no câncer de mama e câncer de próstata.       

3. Chá verde: Além de acelerar o metabolismo e prevenir a formação de coágulos nas artérias, o chá verde também é capaz de atuar na prevenção do câncer, já que a bebida é rica em antioxidantes. Segundo dados da Chun Medical University, em Taiwan, uma xícara de chá verde por dia reduz até treze vezes o risco de fumantes desenvolverem a patologia.

4. Cenoura: A cenoura possui uma substância chamada carotenoide, que é a responsável pelo combate a radicais livres que, quando estão em grande quantidade, levam a transformações celulares capazes de promover um câncer. Além disso, esse elemento também é encontrado na acerola, manga e abóbora.

5. Frutas vermelhas: Todas as frutas vermelhas, em especial as framboesas e amoras, são ricas em antocianinas, substância que retarda o desenvolvimento de células pré-malignas e previnem a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam motivar o crescimento de um câncer. O consumo desse alimento pode reduzir o risco de o paciente desenvolver câncer de mama, câncer de próstata, câncer de boca e câncer de cólon.

Todavia, não é somente a boa alimentação que contribui para a prevenção do câncer e melhoria da qualidade de vida. É necessário adotar outros hábitos importantes, como a prática regular de atividades físicas, abolir o cigarro e reduzir o excesso de peso. 

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br