Dr. Rodrigo Peres
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Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
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Benefícios da caminhada

Não existe atividade física mais prática do que a caminhada, que não possui restrição de idade, não gasta recursos financeiros e pode ser realizada a qualquer hora do dia. A caminhada é capaz de provocar efeitos perceptíveis se um individuo sedentário começar a andar por, pelo menos, 10 minutos diariamente, além disso, existe diversas vantagens que a caminhada traz para o corpo e para a mente.

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) afirma que caminhar durante 20 minutos minimiza a pressão arterial durante 24 horas depois do exercício, isso porque, quando estamos caminhando, o fluxo sanguíneo aumenta, fazendo os vasos sanguíneos se expandirem. Outro benefício é que a caminhada é capaz melhorar a circulação e a oxigenação do corpo.

As trocas gasosas ficam mais fortalecidas quando realizamos a caminhada regularmente, pois isso faz com que um grande volume de impurezas saia do pulmão, deixando-o sem catarros e poeiras, melhorando na respiração.

Quando praticamos qualquer tipo de atividade física, o nosso corpo libera um hormônio chamado endorfina, que é a substância capaz de oferecer sensação de bem estar e relaxamento. Com isso o estresse, a ansiedade e depressão são, consequentemente, afastados.

Outra substância estimulante que é liberada através da caminhada é a adrenalina, que contribui para a diminuição da sonolência durante o dia e também melhora no sono durante a noite.

Por ser uma atividade aeróbica, a caminhada emagrece, já que quando andamos o nosso metabolismo fica mais acelerado, o que também facilita a perda peso após a realização do exercício.

Pessoas que possuem diabetes podem praticar a caminhada à vontade, isso porque esse tipo de exercício estimula uma maior produção de insulina, substância responsável pela infiltração da glicose pelas células do corpo.

É relevante enfatizar que a caminhada mão deve ser praticada em jejum, pois pode causar enjoos, tonturas e desmaios. Assim, o ideal é que o indivíduo coma uma refeição leve, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo.

O calçado e a roupa influenciam muito na hora da caminhada, por isso opte por um tênis confortável e roupas adequadas. Caso a caminhada for feita ao ar livre o uso de filtro solar se torna indispensável, como também uma garrafa de água para manter a boa hidratação do corpo.

 

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Dr. Rodrigo Peres

 

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