Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

A importância da pisada

O jeito que nossos pés tocam e saem do chão é muito mais importante do que qualquer pessoa possa imaginar. Os pés são a base de todo o nosso corpo, e por isso, é considerável que eles estejam firmes, já que qualquer desequilíbrio pode afetar os pés e as articulações do corpo, como coluna lombar, torácica, cervical, quadris, joelhos e tornozelos.

Neuroma de Morton, dores nos joelhos, torções no tornozelo, incômodos nos quadris e coluna podem estar associados a sua pisada. Existem três tipos de pisadas que são classificadas como: 

  • Pronada: A pisada pronada caracteriza-se pelo arco plano e a parte interna do pé fica completamente apoiada no chão. 
  • Supinada: É a oposta da pronada, o arco é cavo e toca o chão com a parte externa do pé. 
  • Neutra: O arco é normal e toca o chão de forma mais centralizada.

Quando começamos a fazer algum tipo de atividade física acabamos nos esquecendo de avaliar a nossa pisada, e isso pode comprometer os exercícios e a saúde. Quando corremos e o nosso pé atinge o chão, aplica-se uma força de, aproximadamente, oito vezes o peso do nosso corpo, e por isso, a utilização e um tênis adequado para cada tipo de pisada é importante.

Os efeitos de não usar um tênis corretamente vão desde calos e bolhas até lesões graves, como problemas crônicos (tendinite), fratura por estresse, canelites e deformidades ósseas, tais como o joanete.

Atualmente, só um fisioterapeuta pode avaliar com precisão o teste da pisada. O profissional faz um exame de pedígrafo, no qual a pessoa pisa sobre uma plataforma que faz um carimbo do pé. Outro método é a baropodometria, que avalia a distribuição de pressão em cada pé, onde o paciente fica descalço e pisa em um tablado com sensores de pressão.

Por isso, antes de praticar qualquer tipo de atividade física, é importante realizar todos os exames para ter um melhor conforto na hora de fazer exercícios e evitar dores e lesões futuras.

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br