Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

A Fisioterapia na osteoporose

A osteoporose é uma patologia que compromete todos os ossos do individuo, e com isso, muitos deles acabam tendo a sua qualidade de vida interferida, sendo necessária a mudança tanto na alimentação quanto nos hábitos diários.

Quando falamos em osteoporose muitas pessoas pensam que a doença acomete somente os idosos, mas a patologia pode atingir homens e mulheres antes dos 40 anos de idade, sendo as mulheres as mais afetadas.

A osteoporose é uma doença silenciosa, por isso o paciente deve estar alerta aos sintomas, que são eles: sensibilidade ou dor óssea, redução da estatura, dor na região lombar e no pescoço devido a fraturas dos ossos da coluna vertebral e postura cifótica ou encurvada.

Os tratamentos para a osteoporose são diversos, e a fisioterapia também pode ser incluída, pois o fisioterapeuta auxilia na realização de atividades físicas e proporciona exercícios que melhoram o cotidiano do paciente.

Os exercícios proporcionados pelo profissional são os que enrijecem os músculos, com o objetivo de prevenir quedas que possam resultar em fraturas, promover vantagens cardíacas e respiratórias, proporcionar equilíbrio, melhorar a postura, mobilidade e reduzir as dores. Geralmente, a fisioterapia é mais recomendada para prevenir problemas futuros, como deformidades e fraturas ósseas.

Além disso, praticar atividade física regularmente é muito recomendado para pessoas que possuem osteoporose. Caminhadas de 40 a 50 minutos de 3 a 5 vezes por semana é uma das opções, já que esse tipo de exercício contribui para o bom condicionamento cardiorrespiratório e ajuda a manter a musculatura e circulação ativa.

O paciente também pode praticar outros exercícios físicos, como hidroginástica, dança, ioga ou pilates, isso porque essas atividades aeróbicas ajudam a retardar a perda da massa óssea. 

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

 

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br