Dr. Rodrigo Peres
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Dicas para manter uma boa noite de sono

Dormir bem é um ato que, além de necessário, melhora a saúde em geral. Fortalece a memória, controla a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardíacas e pode prevenir obesidade e depressão. Para que isso ocorra, é imprescindível que se tenha uma noite de sono tranquila, deitar-se na posição inadequada pode atrapalhar muito. Acompanhe algumas dicas de como deitar de maneira correta e saiba quais são as formas inaceitáveis que podem causar sérias lesões:

• Deite completamente de lado para manter o alinhamento da coluna e facilitar a circulação;

• Não deixe a cabeça inclinada, use um travesseiro da altura do ombro e coloque um entre os joelhos para deixa-los alinhados ao tronco;

• Evite ficar reto, respeite as curvas da coluna;

• Mantenha as pernas flexionadas e o quadril relaxado para não forçar o nervo ciático;

• Deitar de barriga para cima não é tão aceitável. Além de prejudicar a coluna, pode gerar apneia ou ronco;

• Caso durma de barriga para cima, mantenha os braços alinhados ao corpo ou em cima do abdômen e use um travesseiro baixo para não tencionar a musculatura da cervical;

• Dormir de barriga para baixo é completamente inaceitável, além de manter o corpo reto, prejudica o pescoço, pois exige que a cabeça fique virada para o lado para facilitar a respiração.

Mudar de posição durante a noite é inevitável, é uma ação que não se controla, porém, há como adaptar uma maneira de deitar até que o corpo acostume com a posição. Entretanto, há pessoas que se mexem muitas vezes durante a noite e isto pode ser indício de algum distúrbio do sono, a melhor coisa a fazer é procurar um especialista em medicina do sono. O profissional avaliará a qualidade do sono através de um exame chamado Polissonografia e, então, identificará a causa ou as causas das noites mal dormidas. 

 

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