Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Dicas de primeiros socorros em caso de envenenamento

Envenenamentos podem acontecer quando menos se espera. Os casos mais comuns são as ingestões de veneno acidentais, que envolvem substâncias de uso diário. Porém, podem ocorrer em casos de tentativa de suicídio ou de abuso de drogas e álcool.

Os venenos são caracterizados por substâncias tóxicas que, se introduzidas em quantidade o suficiente, podem causar danos temporários ou permanentes.

Os três principais tipos de envenenamento são: por ingestão, por absorção cutânea, aspiração ou os que são injetados.

Nos dois primeiros casos, os sintomas e os primeiros socorros são os mesmos. Vômitos, diarreia, dores abdominais, dificuldade de respirar, suor, perda de consciência e queimaduras em volta da boca e da língua são os principais sintomas.

• Em casos de ingestão de medicamentos, plantas, comida estragada, álcool, veneno para ratos, água oxigenada, etc, deve-se induzir o vômito, desde que a vítima esteja consciente;

• Quando levar a vítima para o hospital, leve também a embalagem do produto ingerido. Caso não a possua, leve uma amostra do vômito, pois a identificação do veneno auxilia no tratamento;

• Se a vítima começar a vomitar coloque-a deitada de lado;

• Não dê nada para a vítima beber;

• Se os lábios estiverem queimados, é importante resfria-los com água.

• No caso de envenenamento por absorção cutânea, lave todos os resíduos que estiverem na pele.

Para induzir o vômito, pode-se utilizar uma colher de xarope de ipeca e com copo de água, ou estimular a garganta da vítima com o dedo. Esse procedimento nunca deve ser realizado com a pessoa desacordada.

Para evitar casos de envenenamento, guarde sempre os medicamentos em suas embalagens originais; não reutilize embalagens vazias de produtos de limpeza, garrafas de refrigerantes, frascos ou potes de alimentos e embalagens de remédios para guardar outros produtos; guarde os produtos de limpeza e medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação; não use medicamentos sem orientação médica; não coma ou faça chás caseiros de plantas antes que tenham sido identificadas; use inseticidas e raticidas com cautela.

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br