Dr. Rodrigo Peres
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Dicas de Fisioterapia para evitar torções nos pés

Qualquer pessoa está sujeita a torções no pé, porém, os mais sedentários tem uma chance maior do que aqueles que praticam esportes ou estão acostumados com terrenos acidentados.

Para evitar os acidentes, existem exercícios que auxiliam na prevenção, pois dão estímulos aos pés, garantindo elasticidade dos músculos, ligamentos e tendões, além de respostas mais sincronizadas.

Alguns deles são:

• Andar em uma linha reta, colocando um pé na frente do outro, pois melhora o equilíbrio;

 Outra dica é andar em uma linha reta, assim como no exercício anterior, porém, com a ponta do pé para cima. Esse exercício favorece o melhor equilíbrio pela contração isométrica do músculo tibial anterior;

• Coloque uma bola próxima a uma parede e pressione o pé contra ela. Assim, com a bola pressionada contra a parede, faça movimentos circulares com o pé, pois trabalha os músculos eversores do tornozelo e garante maior estabilidade;

• Andar em cima de um colchão, ou qualquer solo com o mesmo nível de instabilidade, ensina a manter o equilíbrio sobre solos acidentados;

• Para trabalhar o músculo tibial anterior, é recomendado que a pessoa sentada, levante e abaixe a ponta do pé continuamente. Esse movimento trabalha a elevação da parte anterior do pé.

Esses exercícios devem ser organizados e deve-se manter certa periodicidade, caso contrário, os músculos e tendões dos pés desacostumarão com os resultados obtidos.

 Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

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