Dicas de fisioterapia para evitar problemas cardíacos

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde americano, caminhar acelerado 30 minutos e/ou subir três lances de escada por dia diminui o risco de ataque cardíaco em 34%. As pesquisas sobre o tema começaram em 1996, visando encontrar formas de combater o sedentarismo.

O primeiro estudo realizado foi do pesquisador inglês Morris, que concluiu que grande parte dos motoristas dos ônibus de dois andares de Londres, por passarem muito tempo sentados, teve infarto do miocárdio após a aposentaria. Entre os cobradores dos mesmos ônibus, por passarem muito tempo subindo e descendo escadas, os casos eram raros.

A pesquisa ainda comprova que sedentários tem 50% a mais de chances de desenvolverem doenças cardiovasculares do que aqueles que praticam algum tipo de esporte. Porém, pessoas que começam a realizar exercícios regularmente e param, tendem a perder todos os benefícios gradativamente.

Benefícios: Além de reduzir as chances de infarto, a caminhada previne diversas doenças, como hipertensão e a osteoporose. Por ser mais leve e exigir maior estabilidade dos movimentos, a caminhada mais rápida é sempre mais indicada do que a corrida para iniciantes.