Dicas de Fisioterapia para evitar lesões durante atividades domésticas

As tarefas domésticas, como passar roupa ou colocar o lixo para fora, podem trazer riscos à saúde quando realizadas de forma incorreta. Fisioterapeutas explicam que a ergonomia e os exercícios físicos básicos, como alongamentos, evitam dores e desconfortos causados por essas atividades e dão dicas:

- Fazer alongamentos com frequência;

- A altura da pia, do tanque, da tábua de passar roupa, entre outros, não deve ultrapassar a altura do umbigo;

- Abaixar-se com os joelhos, não com a coluna;

- Dividir as atividades entre os dias da semana;

- Ao carregar peso, dividir entre o lado esquerdo e o direito;

- Acomodar os pés sobre bancadas sempre que possível.

- Sentar-se em um banquinho ou agachar para arrumar gavetas, varrer embaixo de móveis ou tapetes, entre outros.

- Colocar o varal em uma altura em que não precise levantar os braços acima da cabeça para estender roupas.

Entre os danos que a má postura pode causar estão: dores na coluna vertebral, quadril, joelhos e ombros. A ergonomia possibilita o conforto, evita acidentes e aparecimento de patologias causadas por algum tipo de esforço repetitivo.