Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Dicas de Fisioterapia para evitar danos causados pelo salto

O salto alto é constantemente associado à beleza e elegância feminina, porém, o uso constante pode causar dores, desconfortos e varizes.

Ortopedistas explicam que não é apenas o tamanho do salto que influencia no aparecimento de problemas, mas também o formato. Assim, saltos de três centímetros são tão vilões quanto os maiores.

Um estudo realizado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, comprovou que o salto altera a postura, pois causa inclinação do tornozelo para dentro, aumentando a carga sobre os joelhos e desestabilizando a circulação.

Além disso, o uso constante causa o encurtamento da musculatura posterior da perna, que forma o tendão de Aquiles, aumenta as chances de desenvolvimento de joanetes, sobrecarrega os metatarsos, causa inflamação na sola do pé e dores nas extremidades dos pés. Em caso de saltos de ponta fina, os danos são ainda mais graves, pois os dedos são empurrados para frente e pressionados ao formato do sapato, o que causa deformação.

Caso o salto seja necessário, especialistas em fisioterapia ortopédica recomendam exercícios e alongamentos diários nas pernas, assim, a circulação é menos comprometida. A prática de pilates também é muito útil para diminuir os danos causados pelo salto. São trabalhados o equilíbrio, alongamento e fortalecimento dos músculos, com exercícios que envolvem toda a cadeia muscular.

Sabe-se também que os modelos plataforma e anabela trazem menos prejuízos, visto que a elevação da parte anterior do pé ameniza a sobrecarga de peso.

Interessou-se pelo assunto? Leia mais: Nossos pés também necessitam de atenção

 

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br