Dr. Rodrigo Peres
Dr. Rodrigo Peres
Fisioterapeuta Coordenador da Central da Fisioterapia
Crefito: 3/50650-F
Conheça a Central da Fisioterapia
Fisioterapeuta Tratamentos Dicas Na Mídia Fale com o Dr. Rodrigo layout separação

Dicas de Fisioterapia para Apneia Obstrutiva do Sono

Pacientes que sofrem com obstrução na área da faringe durante o sono podem apresenta a Apneia Obstrutiva do Sono. Esse transtorno é caracterizado com a pausa na respiração durante o descanso porque as vias aéreas estreitam. A interrupção ocasionada durante esse período é chamada de Apneia.

Quando dormimos é natural que os músculos do corpo fiquem totalmente relaxados. O sistema respiratório também passa por esse processo de relaxamento, permitindo o fluxo do ar para os pulmões. A região que fica responsável por esse processo é a faringe, que fica aberta o suficiente para a passagem do ar. Para aqueles que sofrem do problema, no entanto, essa abertura sofre alterações.

É muito comum que a pessoa com a Apneia Obstrutiva do Sono não perceba que tenha essa enfermidade. Além disso, quando dormem, podem apresentar ronco com barulhos altos. Consequentemente, os reflexos de um descanso mal aproveitado ficam perceptíveis pela manhã, pois a pessoa acorda cansada, como se tivesse ficado a noite inteira acordada, sua atenção fica reduzida, os estresses ficam maiores – com alta probabilidade de perda da paciência –, os esquecimentos se tornam frequentes, há riscos de acidentes quando estão dirigindo o carro, dores de cabeça também são muito comuns, entre outros que podem ocasionar acidentes graves.

Com as dicas fisioterapêuticas as chances de que a Apneia Obstrutiva do Sono sejam reduzidas serão maiores, em casos simples que não precisem de intervenção cirúrgica. Vejam quais são:

  • Evite o consumo de álcool antes de dormir;
  • Deite-se em horários regulares;
  • Utilize roupas de que sejam confortáveis;
  • Esteja em um quarto ventilado;
  • Evite comidas pesadas antes do descanso noturno;
  • Não tome banho momentos antes;
  • Não durma de frente para a TV.

Em situações graves, o recomendável é procurar um profissional da saúde, para que sejam estabelecidos os devidos acompanhamentos, assim como os critérios para a solução do problema.

 

Obrigado pela leitura!

Dr. Rodrigo Peres

Vídeos
Vídeos
Fotos
Fotos
Logo Central da Fisioterapia layout Home Tratamentos Dicas Na Mídia Vídeos Fotos Fale com o Dr. Rodrigo Desenvolvido por
Evernet - www.evernet.com.br