Dicas de Fisioterapia no Climatério e na Menopausa

À medida que as mulheres se aproximam da terceira idade, elas ficam cada vez mais próximas do climatério, que é o período de transição em que elas saem da fase de reprodução para o estágio não-reprodutivo. A menopausa, por sua vez, refere-se ao último período menstrual, ocorrendo normalmente aos 51 anos.

O climatério afeta o sexo feminino entre os 45 aos 55 anos. O ciclo menstrual fica alterado. Além disso, são apontados os primeiros sintomas característicos dela, visto que há uma carência hormonal. A atuação da menopausa faz com que a vida da mulher seja totalmente alterada. Algumas dessas alterações ocasionadas pela menopausa, por exemplo, são as ondas de calor, sudorese e aumento de gordura no sangue; apresentação de unhas quebradiças, pele seca e fina e queda de cabelos; alterações do humor com irritabilidade e depressão; entre outros.

A menopausa refere-se ao último período menstrual da mulher, que ocorre tipicamente em torno de 51 anos. Entretanto, ela é comumente descrita como a mudança de vida, todas as alterações hormonais e sintomas resultantes que acontecem nos anos posteriores fazem com que elas necessitem de atenção especial.

Para aquelas que convivem com os sintomas de climatério e menopausa, a Fisioterapia proporciona, através de exercícios fisioterápicos, a melhora do condicionamento físico. Dessa forma, são prevenidas futuras complicações. Em termos psicológicos, os resultados também são positivos, de modo que a reintegração no meio social passa a ser completa. Além disso, as limitações motoras também são reduzidas.

Com as dicas a seguir, elas podem reduzir os sintomas da menopausa e do climatério:

• Evite açúcar, gordura e vida sedentária;
  • Largue o cigarro;
  • Tenha uma alimentação saudável, com a presença de carnes brancas e peixes;
  • Realiza caminhadas de no mínimo meia hora, diárias;
  • Em termos emocionais, práticas regulares de exercícios físicos – com orientações profissionais – podem promover o bem-estar e aumentar o entusiasmo das mulheres

Mesmo com essas dicas, não deixe de realizar consultas médicas ou fisioterapêuticas, a fim de que futuras complicações possam ser evitadas.