Dicas de exercícios para relaxar o pescoço

O pescoço é o músculo que mais denuncia a tensão do copo. Isso ocorre porque é uma área muito sensível e pouco movimentada durante o dia, portanto, uma atitude mental excessiva e uma postura estática da cabeça causam tensões nessa região, em especial na nuca.

Ficar horas na frente de um computador é a maior causa, principalmente aliado a uma má posição da coluna. Preocupação e ansiedade também são fortes fatores, pois no pescoço está localizado um centro de energia ligado às expressões pessoais.

Existem exercícios simples que podem aliviar a carga de tensão. Confira:

- Rotação: Consiste em manter o pescoço, os ombros e tronco retos e virar a cabeça para a direita e depois para a esquerda. Repetir o movimento dez vezes de cada lado diariamente ajuda a evitar dores ao final do dia.

- Flexão e extensão: Ainda com o ombro reto, incline o pescoço para os lados direito e esquerdo até onde conseguir. Depois, repita o mesmo processo, mas para frente e para trás. Dez vezes em cada posição é o suficiente.

Massagem também ajuda aliviar a tensão, pois os movimentos realizados fazem com que os músculos voltem à posição normal. Estalar o pescoço diminui os riscos de dores, porém, poucas pessoas conseguem fazer isso.